Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Módulo 4 - Tecnologia - Design de Comunicação - Aula 2

Nesta aula os professores ensinaram-nos algumas coisas básicas no photoshop que, eventualmente, poderemos usar para o nosso trabalho neste módulo.
A professora começou por nos explicar que haviam 3 barras de menus. A primeira horizontal de cima, é a barra que utilizamos para mexer no documento em si. A barra por baixo dessa, é a barra de propriedades das ferramentas, onde modificamos e editamos as opções das ferramentas. A terceira barra de menus, à esquerda no ecrã verticalmente, é a barra dos instrumentos que utilizamos para trabalhar.
A professora explicou-nos que quando abrissemos um novo documento, que, caso quisessemos imprimir o trabalho no final, que teríamos de mudar a resolução - número de píxeis por polegada - para 300 DpIs (Dot per Inch) para melhorar a qualidade e a nitidez da impressão. Também teríamos de mudar a opção que diz: RGB color para CMYK, pois com a opção de RGB, há cores que são muito fortes ou claras que nunca vão ser correspondidas à cor da impressão. Mas normalmente trabalham a 72 DpIs.
Na barra de menu das ferramentas À esquerda, vemos aqueles dois últimos quadrados com uma determinada cor. A cor que está sobreposta à outra é a Foreground color, que é a cor que está activa para desenhar. A cor que está por baixo é a Background color.
Ao carregar num desses dois quadrados, vai-nos, depois, aparecer uma caixa com uma gama de cores que podemos seleccionar. Caso a cor for muito luminosa, vai-nos aparecer um pequeno triângulo de lado com a cor que for mais perto da que puder ser impressa.
De seguida a professora falou-nos das Layers. As Layers são as camadas que utilizamos para nos facilitarem o trabalho, pois podemos ter várias e vizualizar ou mesmo apagar apenas aquelas que nós queremos.
Depois falou-nos de algumas das ferramentas mais importantes.
Lasso tool: é uma ferramenta que podemos utilizar para fazer um contorno rigoroso daquilo que nós pretendemos e de seguida cortar ou copiar ou fazer o que nos apetecer a essa zona seleccionada.
Transform: Para modificar e redimensionar o que seleccionámos (cmd + t). Para não distorcer a imagem, carregamos em shift e mudamo-la.

Comandos:

cmd + A: seleccionar tudo
cmd + D: deseleccionar
cmd + T: transformar ( / Redimensionar; l_ Rodar)
cmd + C: copiar
cmd + V: colar
Duplicar Layer: Arrastar Layer para o ecrã
Apagar Layer: Arrastar Layer para o lixo

Sem comentários:

Enviar um comentário