Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Relatório da aula prática de Técnologia


Relatório aula prática

Ferramentas:

Lambuja (barro misturado com água - serve para colar o barro)
Pincel
Faca
Teques de escavar e moldar (de madeira e arame)
 Rolo da massa
Garrote (serve para cortar)
Garfo
 Rins (peças de plástico - servem para alisar a superfície)
 Réguas de Madeira


Glossário

Chacota: barro cosido

Técnica da bola

Primeiro molda-se uma bola perfeita. De seguida perfura-se a bola com o polegar, enquanto a rodamos, fazendo uma tijela. Depois alias-se o fundo com os dedos.

Técnica da modelação a partir de um bloco ou vazamento

A forma exterior é de um bloco. Vai ter uma tampa e vai ter um objecto que vai conter coisas lá dentro. Faz-se a modelação com várias têxturas.
Para fazer outras têxturas podemos usar objectos de rede, tecido, as paredes e etc. Depois corta-se com um fio ou arame a tampa do bloco e separamo-la. Depois escavamos ou vazamos com o teque de escavar, daí o nome de vazamento, pois vamos vazar o bloco por dentro, retirando algum do interior do bloco.


Faz-se depois a mesma coisa com a tampa que foi separada anteriormente, alisando também, com o teque de modelar, o interior da tampa e o do bloco.
De seguida fazem-se algumas incisões com a serrilha ou com um garfo nas partes laterais da tampa e do bloco, pincelamos a lambuja em cima das incisões da tampa e do bloco e juntamos as duas partes. Fazemos depois algumas incisões profundas uma num sentido e outra noutro, juntando e ligando assim as duas partes uma à outra. Por último preenchemos as incisões com os restos de barro, alisando depois com o teque.



Técnica da lastra

Nesta técnica moldamos uma lastra e pousamos as réguas paralelas uma à outra com a lastra no meio. Esta vai conter 7mm de expessura. Com o rolo da massa, começamos a alargar e a esticar a lastra. De seguida, pousando uma régua por cima da lastra, cortamos, com a faca, a forma da régua num “x”. Formamos depois um cubo, com as formas da régua na lastra. Voltamos a fazer aquelas incisões laterais, onde o barro se toca, para poder juntar as partes todas e pincelamos, mais uma vez, com a lambuja


Técnica de rolos

Com esta técnica, podem-se fazer peças assimétricas ou orgânicas. Pomos, mais uma vez, as réguas paralelas com o molde entre elas para ter uma lastra como base. Primeiro cortamos a forma da base com a faca. Com o barro que restou fazemos rolos. De seguida fazemos outra vez as tais incisões de ligação na nossa base, pincelando a lambuja por cima e colando os rolos, fazendo isto continuadamente. Depois podemos alisar a superfície com o teque de moldar.




Sem comentários:

Enviar um comentário