-Esquema básico da organização da produção de um vídeo
1º Passo:
- A ideia (tema principal que move a produção de um vídeo)
2º Passo:
- A elaboração de um guião (Definem-se as personagens, as cenas (locais da acção), os planos (enquadramento), os movimentos da câmara, e o que se pretende passar para o público com a obra)
3º Passo:
- O plano da rodagem (Elaboração de uma planificação calendarizada, onde são especificados todos os locais de filmagem, como também as datas, os horários, as personagens, os figurinos, os cenários, os adereços, o número de cada cena, etc.)
2) Fase de Produção:
- O registo das imagens (rodagem; filmagem)
3) Fase de Pós-Produção:
- Edição do vídeo (Processo de juntar os planos, acrescentar música (sonorização) e os créditos (lista do elenco e dos técnicos que fizeram o vídeo))
- Exportação ou publicação (Depois de finalizado, podemos gravar o filme para DVD ou colocar no Youtube, etc.)
Linguagem:
- Plano - Registo daquilo que temos no enquadramento do visor de uma câmara enquanto gravamos.
- Escala de planos - Tudo aquilo que está dentro do visor.
- Composição - Aquilo que está dentro do visor.
- Perspectiva - Nível ou altura a que observamos as coisas.
Escala de Planos:
- Muito Grande Plano - Enquadro o corpo humano desde o meio da testa até ao queixo. Realça a expressão do rosto ou de uma emoção.
- Grande Plano - Enquadra o corpo humano desde o cimo da cabeça até aos ombros da personagem. Revela com intensidade as suas expressões, pensamentos ou mesmo a própria vida interior.
- Plano Próximo - Enquadra o corpo humano desde o cimo da cabeça até à linha do peito. Acentua uma acção dramática, intenções ou atitudes da personagem.
- Plano de Conjunto - Enquadra mais do que uma personagem, mas não chega ao plano geral (Totalidade das figuras)
- Plano Geral - Enquadra o corpo humano desde o cimo da cabeça até aos pés. Permite situar a personagem no espaço dramático envolvente,
- Plano Muito Geral - Enquadra a totalidade do corpo humano mais o espaço envolvente.
Composição
Disposição dos elementos dentro do enquadramento:
- Primeiro Plano (O que está mais próximo do observador)
- Segundo Plano (O que está por detrás do primeiro plano)
- Terceiro Plano (Geralmente o cenário)
Regra dos terços:
Ajuda a manter o equilíbrio na composição da imagem
- Divisão do enquadramento (imagem que surge no visor) em três partes iguais, tanto na horizontal, como na vertical.
- Pontos de intercepção (pontos fortes da imagem)
Perspectiva:
Está relacionada com a altura em que se posiciona a câmara em relação ao tema enquadrado
- Perspectiva normal (nível ao olhar de pé)
- Perspectiva Picado (nível superior áquilo que se filma)
- Perspectiva contra-Picado (nível inferior áquilo que se filma)
Movimentos da câmara:
- Panorâmicas (Movimentos para a esquerda, direita, baixo e cima)
- Travellings (Quando a própria câmara se desloca)
- Zoom (Ilusão de movimento criado pela utilização da objectiva zoom)
- Movimento da câmara à mão (criado pela utilização da câmara à mão ou no ombro)
Cena: Conjunto de planos
Sequência: Conjunto de cenas (acções dramáticas)
Raccord: Colagem das cenas que são feitas separadamente
Mise-en-scene: Consiste em rodar uma cena em plano de sequência
Elipse: Saltos no tempo e no espaço
Flash back: Elipse que recua no tempo
O cinema foi inventado no dia 28 de Dezembro de 1895 pelos irmãos Lumière
Sem comentários:
Enviar um comentário