Começámos esta aula com uma apresentação feita pela psicóloga da escola. O objectivo dessa apresentação era dar-nos a conhecer melhor os cursos, as especialidades, as respectivas disciplinas e a carga horária que vamos ter para o próximo ano e o a seguir.
Existe o curso de Comunicação audiovisual que tem as especificações de Fotografia, cinema e vídeo, som, Multimédia. O curso de Design de comunicação com Design gráfico e Multimédia. O curso de Design de Produto com a especificação de Produto. E por último, o curso de Produção artística com Têxtil, Ourivesaria, cerâmica, R. plástica Espectáculo.
Depois da apresentação, os professores explicaram-nos que este período iria ser diferente dos últimos dois, pois vamos criar apenas um conceito para três tecnologias. Têxteis, Design de Produto e Realização plástica de Espectáculo. Os professores explicaram-nos também que nos referenciais e na pesquisa teríamos de desenhar imagens inspiradas em imagens da internet ou imagens nossas.
Mostraram-nos imagens com alguns exemplos de técnicas utilizadas como a tecelagem, onde é utilizada a teia (fios verticais) e a trama (horizontal)
a tapeçaria
e a estampagem.
Mostraram-nos uma contextualização da arte contemporânea, algumas tapeçarias de uma professora da escola (Maria Altina Martins)
e alguns trabalhos feitos por 10os anos anteriores.
De seguida, lançaram-nos o desafio:
O fim deste teu tempo de metamorfose aproxima-se… o que gostarias de contar a ti mesmo(a) sobre o que de ti descobriste, quando daqui a uns largos anos tropeçares nas tuas memórias?
Disseram também que tínhamos de ter, no mínimo, 10 desenhos na exploração de ideias. A realização ou podia ser um produto 3D ou feita no Diário de Projecto.
No Diário de Projecto temos de escrever substantivos, adjectivos e verbos ou acções que traduzam o nosso conceito para nos facilitar a tradução para imagens/desenhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário