Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Módulo 5 - Tecnologia - Têxteis - Aula 1


Relatório aula de têxteis

No dia 29 de Abril de 2011 a turma 10B da escola artística António Arroio realizou a sua primeira aula da tecnologia de têxteis.
No início da aula, após as apresentações dos professores e dos alunos, os professores integraram os alunos na tecnologia através de um powerpoint, enumerando as técnicas mais utilizadas, os matérias usados e algum equipamento necessário para o desenvolvimento do produto.
As técnicas apresentadas foram as técnicas mistas, a tecelagem, one é utilizada a teia (fios verticais) e a trama (horizontal),




e a estampagem, onde se estampa uma certa forma ou figura num tecido através de tinta.



Os materiais apresentados estão divididos pelos convencionais (lã e o algodão) e os não convencionais (esfregão de arame e a rede)
Foram referidas, durante a aula, as acções existentes e utilizadas nesta disciplina que cada uma delas pode ser associada a uma ideia ou conceito. Por exemplo, o Tie-dye pode ser associado à fantasia, devido à variedade de cor.
Recortar, rasgar, sobrepor, Tie-dye (Dar um nó num tecido, amarrá-lo e depois tingi-lo), aplicar, coser, bordar (ornar de desenhos feitos à agulha), revestir (vestir novamente), forrar (cobrir, revestir), enchumaçar (almofadar um tecido por dentro), colar, desfiar (desfazer um tecido), franzir (enrugar), engomar (passar com o ferro de engomar), entretecer (entrelaçar diferentes fios entre si), tingir (alterar a cor), pespontar (coser a pesponto), pontear (Stitch) (coser com pontos)

Em seguida os professores mostraram-nos alguns exemplos de autores.
Joana Vasconcelos nasceu em Paris no dia 8 de Novembro de 1971. Normalmente os seus trabalhos são baseados em objectos do quotidiano e, com o objectivo de quebrar a barreira existente entre o dia-a-dia e a arte, muda-lhes a sua funcionalidade e identidade devido ao efeito da repetição, descontextualização, acumulação e outros. O objectivo da autora é mostrar às pessoas que a arte pode ser feita com qualquer coisa de qualquer maneira.


Cinderela

Rosemarie Trockel nasceu na Alemanha no dia 13 de Novembro de 1952.
O objectivo das suas obras é o de confrontar a mentalidade masculina artística existente nos anos 80, através da exploração de temas femininos.


Sleeping Pill

Christo Javacheff nasceu na Bulgária na cidade de Grabrovo no dia 13 de Junho de 1935.
Jeanne-Claude de Guillebon nasceu no mesmo dia em Casablanca. OS dois são um casal que trabalham como parceiros desde 1958, quando se conheceram em Paris.
A sua imagem de marca tornou-se o monte de edifícios, objectos e monumentos que se foi tornando cada vez mais importante e ganhando “terreno” no mundo artístico, fazendo-os em grande escala em diferentes tipos de espaços.


Surrounder Islands

Maria Lai nasceu em Itália no dia 27 de Setembro de 1919.

                                 

Em seguida os professores falaram da arte póvora, uma manifestação artística que nasceu na Itália e que se desenvolveu na segunda metade da década de 60, que se baseia no uso de materiais não convencionais (areia, jornais, plástico, etc.) para assim retirar alguma riqueza das obras e assim quebrar a barreira existente entre o quotidiano e a arte.
No final da aula, os professores mostraram-nos trabalhos de 10os anos anteriores feitos no diário de projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário